A Igreja

 

1905: A IGREJA

Com 220m² , seu alicerce é feito em pedra basáltica e sua estrutura auto-portante, apresentando parede de dois tijolos em toda sua extensão. O telhado era de madeira com cobertura em telha de ardósia. Nas portas e janelas apresentava arcos ogivais e a torre central é detalhada com óculo. O altar é construído de mármore com detalhes em cerâmica portuguesa, os vitrais são coloridos em forma de cruz.

Em 1945 foi feita uma reforma mudando seu telhado de ardósia para telha paulistinha. A partir daí a estrutura do telhado foi prejudicada pelo peso da telha. Com isto, o telhado ruiu e destruiu seu piso interno. Suas paredes desabaram em alguns pontos, e racharam em outros

Desde 1974, quando praticamente caiu, esteve fechada. Na década de 1980 a igreja passou por uma reforma que demonstra em sua tipologia a influência de elementos do neogótico como os arcos ogivais. No dia 01 de setembro de 2001, foi reinaugurada com uma missa celebrada para a comunidade reconsagrando a igreja a Santa Cecília. Na reforma , foi efetuada a troca do madeiramento da cobertura por estrutura metálica, troca de caixilhos e colocação de novos vitrais e lustres. Foi feita uma pintura completa, reformados a sacristia, o banheiro, o balcão para coral. Nesta modernização, também foi feito um pequeno cômodo sobre a sacristia.

Em 2014, a Rodunta Rolding Participações Ltda. restaurou a Igreja , o cruzeiro e remodelou o paisagismo deste espaço.