Notícias

A Fazenda Santa Cecília, no dia 3 de novembro, completou 113 anos!

A Fazenda Santa Cecília teve sua origem nas frentes pioneiras do café, durante o século 17 e meados do século 18. Neste período, chamava-se Fazenda Santa Carlota. Foi fundada por José de Sampaio Moreira...

 

A Fazenda Santa Cecília teve sua origem nas frentes pioneiras do café, durante o século 17 e meados do século 18. Neste período, chamava-se Fazenda Santa Carlota. Foi fundada por José de Sampaio Moreira, em 3 de novembro de 1899, e se tornou rapidamente uma das maiores produtoras de café da região. 
 
A Fazenda Santa Carlota foi segmentada devido à crise do café de 1929 e à contínua transição de poderes entre as gerações. A sede da fazenda (hoje Fazenda Santa Cecília) foi herdada pela Sr.ª Cecília Sampaio Moreira Oliva, neta de Sampaio Moreira. No início de 2011, a Fazenda foi adquirida pelo Sr. Omilton Visconde Júnior, que tem como proposta conservar as características identitárias deste espaço que configura-se como um dos maiores complexos cafeeiros históricos do Estado de São Paulo. Todo o conjunto arquitetônico (mais de 50 edifícios e estruturas funcionais) vem passando por um processo de restauração.
 

Imagens por Haroldo Palo Jr.


Clique na miniatura para ampliar a foto.