Notícias

A ponte de pedra da Fazenda Santa Cecília: intacta

A Estação Ferroviária Sampaio Moreira(1912) foi construída para escoar toda a produção do café da Fazenda Santa Carlota para o Porto de Santos. Funcionou por mais de 50 anos...

A Estação Ferroviária Sampaio Moreira(1912) foi construída para escoar toda a produção do café da Fazenda Santa Carlota para o Porto de Santos. Funcionou por mais de 50 anos.

http://www.estacoesferroviarias.com.br

 

No entanto, entre o caminho da estação e o da tulha havia uma pedra, ou melhor, um córrego, o Cidreira(1). Para que os trabalhadores e a produção de café chegassema estação com segurança, uma ponte de alvenaria com mais de 03 metros e 30 de largura e cerca de 05 metros de comprimento foi construída sob as águas desse córrego que tem sua nascente nas matas da Fazenda Santa Cecília.

Segundo Costa(2),

“(...) a vontade do homem ultrapassar obstáculos físicos que cruzam seu caminho, terá existido desde que este habita o mundo. As primeiras pontes terão assim surgido e os primeiros materiais utilizados foram os disponíveis pela natureza – a madeira e a pedra. (...) Os primeiros relatos de uma ponte de pedra (...) sobre o nível das águas do rio Min surgem da China por volta do ano 1050 A.C. (...)”. (COSTA, 2006, p.32-41).

Portanto, essa ponte de pedra conta com uma antiga tecnologia. Costa (2006) destaca que,a construção de uma ponte de pedra apresenta vários benefícios como por exemplo,suportar cargas pesadas, simplicidade construtiva, solidez, durabilidade, baixa manutenção e versatilidade. Constata-se que esse autor pronunciou-se assertivamente. Pois, a ponte de pedra da então Fazenda Santa Carlota hoje Santa Cecília, foi construída no início do século XX e sobrevive até hoje: intacta
 



[1] MOREIRA. Estação Ferroviária de “Sampaio Moreira”. Mapa da Fazenda Santa Carlota de propriedade de José Sampaio Moreira. [Cajurú Estado de São Paulo], 1916. 1 mapa: 2m80 x 1m05. Escala: 1:10:000.

[2] COSTA, PEDRO MIGUEL QUINTELA MARQUES. Análise da Construção e do Comportamento duma Ponte de Pedra. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto/FEUP- Estruturas de Engenharia Civil. Dezembro de 2006. 

Clique na miniatura para ampliar a foto.