Notícias

Fazenda Santa Cecília, um exemplar do Álbum Velhas Fazendas Paulistas

Entre os documentos do Acervo Público de Cajuru encontra-se um exemplar do álbum Velhas Fazendas Paulistas. Essa obra de 1947, distribuída pelo Departamento Estadual de Informação consiste em uma parceira com o engenheiro J. E. Teixeira Mendes. O autor descreve as situações da indústria cafeeira paulista referentes a determinado período histórico. José de Castro Mendes criou as aquarelas desse trabalho que foi considerado pelo escritor Menotti Del Picchia (Gazeta de SP, 25/7/1947), como um dos principais registros em imagem das antigas fazendas cafeeiras.

Para compor essas aquarelas, José de Castro Mendes procurou, visitou e observou, nas proximidades de Campinas, os indícios de antigas fazendas dos barões de café. O artista retrata elementos da arquitetura colonial como sedes, terreiros e casas de máquinas proporcionando assim, memória a todo aquele mundo rural.

Confira as Casas de máquinas de Castro Mendes (aquarelas digitalizadas) e verá que Velhas Fazendas Paulistas, um documentário de significativo valor histórico, faz apreciar ainda mais todo o complexo arquitetônico da FAZENDA SANTA CECILIA.

Observe que, nas fazendas retratadas por esse artista (exceto Fazenda Cachoeira), na Fazenda Santa Cecília a casa de máquina é conjugada com a tulha. Desde modo, beneficiamento e armazenamento do grão são processos que acontecem no mesmo espaço edifício.

http://www.fazendasantacecilia.com.br/tulha

Clique na miniatura para ampliar a foto.