Notícias

Fazenda Santa Cecília: O Bourbon está de volta

No início de fevereiro de 2012, cerca de 20.000 mudas de Bourbon foram plantadas na Fazenda Santa Cecília. Essas matrizes vieram de Altinópolis, cidade tradicional na cultura cafeeira. No início os pés receberam compostos orgânicos...

 

No início de fevereiro de 2012, cerca de 20.000 mudas de Bourbon foram plantadas na Fazenda Santa Cecília. Essas matrizes vieram de Altinópolis, cidade tradicional na cultura cafeeira. “No início os pés receberam compostos orgânicos e de lá para cá, semana a semana recebem fertilizantes para sua formação”, ressalta o agrônomo responsável Marco Antônio Franco Lemos Filho.
 
Como as águas de março (nem as de abril/maio/junho...) foram suficientes foi necessário fornecê-la controladamente em quantidade adequada e no momento certo. Assegurou-se deste modo, a produtividadee a sobrevivência da plantação. “O objetivo da irrigação também foi complementar a precipitaçãonatural, enriquecendo o solocom a deposição de elementos fertilizantes. Além disto, a qualidade da água que é utilizada para a irrigação é excelente”, explica o agrônomo responsável.
 
Marco Antônio Franco Lemos Filho também coloca que “a braquiaria é conduzida na entrelinha para evitar erosão e as perdas do solo, visa-se preservar o meio ambiente. A tecnologia moderna possibilita a produção de café em todos os anos, antigamente era bianual. Hoje as adubações, diferentes de tempos atrás (2 a 3 vezes ao ano)são distribuidas em 40 aplicações e de acordo com a necessidade da planta. Evita assim, o trânsito de máquinase de pessoas na lavoura contribuindocom uma cultura sustentável.”
 
Desde o final de 2012, já foi possível ver os frutos desse plantio.

Clique na miniatura para ampliar a foto.