Notícias

Revivendo o passado

Restauração de trens e ferrovias pode trazer as antigas marias-fumaças de volta.

O trabalho de restaurar um documento, um quadro, um monumento ou qualquer outro objeto, além de contribuir para a manutenção da nossa história, tem o poder de trazer de volta sensações e emoções que acabaram sendo apagadas com o tempo.

Graças a dois projetos que vêm sendo desenvolvidos na região de Ribeirão Preto, um em Sertãozinho/Pontal e outro em São Carlos, as marias-fumaças podem voltar a circular, agora, como mais uma opção de passeio turístico.

Os investimentos para colocar estes projetos em prática giram em torno de R$6 milhões em São Carlos, incluindo a construção de 1,7 quilômetro de ferrovia e a restauração de uma locomotiva, e de R$1,5 milhão em Sertãozinho, para a compra de uma locomotiva e vagões, já que 90% do trecho de ferrovia entre Sertãozinho e Pontal ainda está bem conservado.

A estimativa é que estes projetos estejam funcionando a todo vapor já em 2015.

Quem quiser ler a matéria na íntegra sobre os projetos, basta acessar o site da Folha de S. Paulo, clicando no link abaixo:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2013/11/1369261-maria-fumaca-volta-a-fazer-parte-da-vida-de-cidades-do-interior-de-sp.shtml